mercoledì 12 novembre 2008

Associação Comunitária Nova Vida


Objetivo
Favorecer uma melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes, possibilitando sua inclusão na sociedade e no mercado de trabalho atraves da oferta de ampla formação moral, intelectual e técnica.


Missão


Promoção de ações na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, familiares e comunidades em situação de vulnerabilidade social no município de Sapé. Através de atividades de atendimento sócio educativo direito com as diversidades possibilitando uma melhor qualidade de vida do público participante.



História


Sua história de criação começa em 1987, com a chegada de um grupo de amigos italianos (Padre Gino, Irmã Esperança, Irmã Ada e uma voluntária Conceição), que realizavam um trabalho de pastoral, nas comunidades de base nos bairros de Rua Nova, Terra Nova, Açude do Mato, Cuba de Cima e Cuba de Baixo. Em outubro de 1988 chega Irmã Lucia para fazer uma experiência de 6 meses, estavam envolvidos neste processo alguns adolescentes, realizando atividades nas Comunidades de Bairro. Em 1990 a Irmã Lucia volta da Itália e dar continuidade ao trabalho envolvendo um grupo de 3 famílias voluntárias da comunidade de Rua Nova( família de Maria do Socorro, família de Dona Penha e família de Dona Judite), desenvolvendo atividades de alfabetização, costura e formação humana com o grupo de mulheres na Zona de prostituição. Em 1993 paralelo a este trabalho também havia atividades de Reforço escolar e alfabetização, com grupo de adolescentes e jovens realizado nas comunidades do município com apoio da Pastoral do Menor . E para combater o índice de mortalidade infantil, que era gritante no Município, em 1996 foi criada a Creche Nova Vida para atender um grupo de 40 crianças e adolescentes, com 06 monitores. As ações realizadas eram os cuidados básicos de higiene, alimentação, recreação e reforço escolar.O programa continua desenvolvendo atendimento direto em turno integral com atividades ludo pedagógicas para potencializar a melhoria da qualidade de vida do público participante, contribuindo no processo de construção da sua cidadania, para que sejam protagonistas da sua própria história. O trabalho continuou sendo apoiado por pessoas e grupos italianos que contribuem financeiramente com doações a distancia, por projetos, parcerias e convênios com o órgão públicos municipais e estaduais. É importante destacar que membros das famílias envolvidas no início do trabalho, hoje fazem parte da gestão e algumas crianças participantes do programa atualmente compõe o quadro de educadores da organização.


Nessun commento: